quinta-feira, 29 de março de 2012

Sobre como Organizar Eventos

Este foi o tema da entrevista que dei para o informativo da Universidade Veiga de Almeida, o UVA em Foco. Achei que poderia interessar aos leitores deste blog, por isso estou publicando aqui.

UVA em Foco - Normalmente, pessoas que gostam de fazer seus  próprios eventos têm quais características?
Aprendendo Eventos: São pessoas empreendedoras, criativas, com elevado grau de iniciativa e sociabilidade.

UVA em Foco - Qual a primeira coisa que uma pessoa que quer começar a organizar seu próprio evento precisa saber?
Aprendendo Eventos: Em primeiro lugar, precisa conhecer bem seu público-alvo para organizar um evento de acordo com gostos e interesses desse público e, em seguida, fazer um planejamento nos mínimos detalhes, pois evento não é improviso.

UVA em Foco - O que não pode faltar em um evento?
Aprendendo Eventos: Não pode faltar é uma boa organização, que é o que garante que os participantes se sintam bem e integrados ao evento.

UVA em Foco - Qual a importância do checklist e da  organização do ambiente no qual vai acontecer o evento?
Aprendendo Eventos: O check list é uma ferramenta imprescindível na organização de um evento, que é realizado em várias etapas e começa bem antes da data marcada para os participantes. O check list permite a visualização das tarefas realizadas e não realizadas, desde a logística, recursos humanos e materiais, divulgação, alimentação, até a captação de recursos. Agindo assim, pode-se detectar as falhas para saná-las o mais rápido possível. O ambiente é efetivamente o espaço em que o evento acontece, portanto, é de fundamental importância. Hoje, um ambiente deve proporcionar conforto e segurança, além de ser agradável e decorado com bom gosto e bom senso.

UVA em Foco - Quais os principais erros cometidos por     organizadores de eventos?
Aprendendo Eventos: Não entender a concepção do evento e criar um formato, ou seja, definir um local, uma data, uma hora e atividades que não condizem com o público, o orçamento ou o que se espera do evento.

UVA em Foco - Quais as principais dicas que você poder dar     para quem quer começar a organizar eventos próprios?
Aprendendo Eventos: Estar ciente de que o bom evento não é, necessariamente, o que tem maior investimento. A criatividade e o bom senso contam muito para quem está começando neste ramo. O evento é feito para o cliente/participante e não para o organizador. Manter sempre uma postura ética e profissional com clientes, fornecedores e público em geral. Por fim, estar ciente de que nem tudo dará 100% e que se pode aprender com os erros para não repeti-los nos próximos eventos.

UVA em Foco - É possível trabalhar profissionalmente com     produção e organização de evento?
Aprendendo Eventos: Sim claro, e já é uma realidade para muitos profissionais, seja como autônomos, seja como colaboradores de organizações de todos os portes e setores ou proprietários de suas próprias empresas.

UVA em Foco - Esse é um mercado em potencial crescimento?
Aprendendo Eventos: Sim. O mercado de eventos está em plena expansão e, consequentemente, começa a requerer profissionais qualificados, com formação acadêmica voltada para esta área. Os grandes eventos que acontecerão em breve, principalmente no Rio de Janeiro, como a Rio+20, a Copa do Mundo e Olímpíadas, aliados ao fato de que as organizações começam a entender que o evento é uma ótima ferramenta de promoção de seus negócios, estão contribuindo para que este mercado seja cada vez mais promissor.










Nenhum comentário:

Postar um comentário