quarta-feira, 29 de junho de 2011

Criatividade em Eventos

Com o aumento do número de eventos, é preciso idealizar e desenvolver projetos criativos e diferenciados para se manter no mercado. Tais projetos geralmente começam com ideias criativas. Então, vamos pensar um pouco sobre o que é criatividade.
Criatividade é uma novidade, mas não uma novidade qualquer. É uma novidade capaz de acrescentar algo novo em seus conhecimentos. É a realização prática de um potencial pessoal, por meio de um processo que permite encontrar ideias novas, úteis e originais. Geralmente, acham que criatividade é uma qualidade que umas pessoas privilegiadas possuem e que as pessoas comuns não.
Na verdade, não é bem assim. Ser ou não criativo e propor soluções criativas, tanto na vida pessoal quanto profissional, é uma questão de dedicação e vontade. É um exercício constante, que vai fazendo aflorar a criatividade que existe de maneira inata em cada um de nós.

Características que Ajudam a Criatividade:

Muitos experts em criatividade já detectaram e estudaram os fatores mais importantes que determinam o comportamento criativo. Alguns deles são:

  • Independência - quase sempre produto da autoconfiança, ousadia e iniciativa, conjugada a um espírito aventureiro
  • Curiosidade - quase sempre conjugada ao espírito questionador
  • Flexibilidade - caracteriza-se pela disposição de rever valores
  • Sensibilidade - muitas vezes conjugada a emoção mais liberada
  • Leveza - bom humor, otimismo, ótica jovial de ver o mundo
  • Boa fluência - tanto verbal quanto de raciocínio
Criatividade é a base para a inovação. O potencial criativo de uma pessoa é o gerador de uma ideia. Esta ideia, se concretizada, será uma inovação. Cada vez mais é preciso inovar no setor de eventos, porque ganha espaço no mercado quem apresenta um diferencial competitivo, hoje marcado pela criatividade. Portanto, é preciso começar a desenvolver o potencial criativo, que existe em todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário